Vera Vital Brasil
Durante a ditadura, estudante de Farmácia e Bioquímica da UFRJ, foi presa no DOI-Codi do RJ em 1969. Exilou-se no Chile e, ao voltar ao Brasil, fez Psicologia na UGF, concluindo em 1981. Trabalhou em Projeto Comunitário em Saúde Mental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e em assessoria parlamentar nos anos oitenta. Fez especialização em Teorias e Práticas Psicológicas em Instituições Públicas – Clínica Transdisciplinar, na UFF, e concurso público como psicóloga clínico institucional para o “Instituto de Assistência aos Servidores do Estado do Rio de Janeiro”, Secretaria Estadual de Saúde, 1991-2010.
Desde 1991 aos dias atuais atende em seu consultório pessoas que passaram pela violência de Estado.
Participou da “Equipe Clínico Grupal Tortura Nunca Mais/RJ” em projetos de atenção aos afetados pelo terror de Estado com apoio das Nações Unidas e Comissão Europeia, de 1991 a 2010, e coordenou, como membro da “Equipe Clínico Política RJ”, o Projeto “Clínicas do Testemunho RJ” da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, de atenção psicossocial a pessoas anistiadas e seus familiares, entre 2013 e 2015. Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, de 2014 a 2016. No âmbito internacional, trabalhou como docente no “Seminario Latinoamericano de Violencias de Estado y Políticas de Reparación Integral”, Universidad de La Plata e Territórios Clínicos de la Memoria, Argentina, 2019.
Atualmente é Assessora Regional “Territórios Clínicos de la Memória” (TeCMe), membro da Equipe Clínico Política RJ. Atua no do Fórum de Reparação e Memória do Rio de Janeiro, além de ser integrante do Coletivo RJ Memória Verdade Justiça Reparação e da Plenária Anistia Rio.